sexta-feira, 29 de julho de 2011

Projeto Baú de Leitura

PROJETO BAÚ DE LEITURA
II Encontro com coordenadores e coordenadoras Municipais.
Feira de Santana, 20, 21 e 22 de julho de 2011.
  

“Somos aquilo que vamos adquirindo ao longo da vida... e vamos construindo nosso jeito de olhar a nós mesmo e ao mundo...”
 (Francisco Gregório Filho in YUNES, 2001.p.136)



terça-feira, 19 de julho de 2011

Conscientização Ambiental - Escola São José



Cordel sobre o meio ambiente

O meio ambiente
Precisa ser bem cuidado
Temos que zelar por ele
E deixá-lo preservado
Pois se ele for destruído
Nós seremos acabados

O ser humano está causando
Uma grande destruição
E acham que estão ajudando
A fazer a evolução
Acabam com o ar com tanta poluição

Formação Continuada - Campo

Os educadores (a) do Campo do município de Mairi, Rosana Mota, Irene Palmeira, Lindinalva Almeida e a Coordenadora Érica Soares, em parceria com o MOC (Movimento das Organizações Comunitárias), na busca constante por uma educação que valorize o homem do campo e a sua convivência com o semi-árido, participaram da Construção da Ficha da III Unidade, nos dias 13, 14,15 do mês de Julho na cidade de Ichú juntamente com vários outros municípios.

domingo, 17 de julho de 2011

Grupo Escolar Getúlio Vargas - Festa Junina/2011

Este ano a nossa festa junina foi uma homenagem ao rei do baião, Luiz Gonzaga. Trabalhamos um projeto, onde as crianças puderam conhecer e saber sobre a vida do nosso querido Gonzagão.




Durante a realização do evento, entre uma apresentação e outra, foram ditas pelas crianças curiosidades sobre a vida deste forrozeiro nordestino. O evento foi todo voltado ao projeto, desde a abertura, até as músicas das apresentações, cantadas originalmente por Luiz, encerrando com a Ave Maria sertaneja, também fazendo referência ao sofrimento do povo nordestino, que clamava por chuva no sertão.

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Projeto Círculos de Avaliação

Hoje, dia 13 de julho de 2011,  a Secretaria Municipal da Educação de Mairi/BA através da Coordenação Pedagógica do “Projeto Círculos de Avaliação”, representada pela professora Elisângela Leal, está promovendo o encontro de revisão sobre o referido projeto com os (a) Gestores (a) Escolares e Coordenadoras Pedagógicas Municipais. 

O objetivo central é discutir como está acontecendo a implantação da cultura avaliativa nas escolas como fundamento para planejamento da gestão da aprendizagem nas mesmas. Segundo a Coordenadora Pedagógica, "A avaliação deve estar fomentando os processos de desenvolvimento das atividades escolares e isto requer rever instrumentos e novas práticas avaliativas." 

Projeto: “O meio ambiente pede socorro” - Escola São José


Durante a segunda unidade, trabalhamos com o projeto: “O meio ambiente pede socorro”, onde buscamos conscientizar, nossos alunos da educação infantil a 8ª série/9º ano da necessidade cada vez mais urgente de se preservar o meio ambiente, pois o futuro da humanidade depende da relação estabelecida entre a natureza e o uso pelo homem dos recursos naturais disponíveis. Na culminância do projeto cada turma apresentou para a comunidade os trabalhos realizados durante o mesmo, como podemos ver nas fotos.        

terça-feira, 12 de julho de 2011

Educação do Campo - Construindo saberes para a educação contextualizada

Dando continuidade ao processo de formação dos nossos (a) educadores (a), nós do Departamento do Campo, realizamos no dia 09 de julho de 2011, no auditório da Secretaria da Educação, o sábado letivo com os (a) educadores (a) do Campo onde tivemos no primeiro momento o estudo da Ficha Pedagógica da II unidade.

Evento - Escola Rural de Angico - Dia das Mães

domingo, 3 de julho de 2011

Eventos - Escola João Augusto de Oliveira: Dia das Mães, Dia do Trabalho e Aniversário da Escola

Introdução


É necessário coragem para idealizar e construir caminhos, para realizar projetos que normalmente começam com sonhos e torná-los realidade. Por isso, o presente blog tem por finalidade construir caminhos de socialização e transformar sonhos em realidade, possibilitando a troca de experiência e socialização dos trabalhos desenvolvidos pelas escolas municipais do município de Mairi/BA. Pois, como afirma (FRÓES, 2001, p. 46) “Os recursos atuais da tecnologia, os novos meios digitais: a multimídia, a Internet,  trazem novas formas de ler, de escrever e, portanto, de pensar e agir”. Buscamos assim registrar nesse espaço pensamentos e práticas exitosas que contribuíram e contribui para pensar a Educação como um “processo de vida e não uma preparação para a vida” como fez Jonh Dewey, significa também compreender a escola como representação da vida prática, presente, do cotidiano.