quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Formação Continuada - Campo

FORMAÇÃO CONTINUADA - DEPARTAMENTO DO CAMPO 13/08/11

“A arte alimenta-se de ingenuidades, de imaginações infantis que ultrapassam os limites do conhecimento; é aí que se encontra o seu reino. Toda a ciência do mundo não seria capaz de penetrá-lo.” Lionello Venture








MANHÃ
Dinâmica de Apresentação;
Ampliando conhecimentos sobre o Baú de Leitura.
·         Acolhida História - Contada: O vestido.
·         Esclarecimentos a respeito da metodologia do Baú de Leitura;
·         Entrega e sorteio de 08 Baús de Leitura;
·         Intervalo;
·         Divisão de 03 grupos para estudo da ficha pedagógica III unidade;
·         Registro das sugestões para o 1º 2º 3º 4º e 5º ano;
·         Apresentação grupos em plenária;
·         Almoço.

 O Baú tem a finalidade de difundir práticas de leitura lúdica, valorizando o saber popular e a literatura, de modo a contribuir para a formação de pessoas críticas e conscientes do seu papel sócio-político, fortalecendo políticas públicas de educação. Tendo portando, os seguintes objetivos: criar oportunidades de exercício de diversas leituras, despertar a auto-estima, a criatividade e a sensibilidade através da leitura. 
As atividades do Baú de Leitura se destinam a crianças e adolescentes, suas famílias, educadores (as) e a toda sociedade interessada no desenvolvimento da cidadania.

TARDE
Estudo da Ficha Pedagógica III unidade
TEMA: Convivência com o semiárido: Constantes desafios.
SUBTEMA: Segurança alimentar (colheita X alimentação saudável)

A população do semiárido ainda não tem uma alimentação saudável, não aproveita bem todos os produtos que colhem na roça para a alimentação da família. Sabemos que 70% dos alimentos consumidos pela população brasileira provem da agricultura familiar. Entretanto, quem produz nem sempre se alimenta bem por desconhecer ou não valorizar os produtos que colhem. Por isso, escolhemos como subtema: segurança alimentar (colheita X alimentação saudável), pois é papel da escola como promotora de formação e de integração entre a escola e a comunidade provocar debates que auxiliem os educandos/as e suas famílias na melhoria da saúde das pessoas, da qualidade de vida e no desenvolvimento sustentável da comunidade.

OBJETIVO:
Contribuir para que os alunos, famílias e comunidades compreendam o valor nutricional dos alimentos naturais produzidos pela agricultura familiar, buscando consumi-los para terem melhor qualidade de vida e valorizando-os mais como instrumento de desenvolvimento sustentável da comunidade e do município.























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