sexta-feira, 14 de outubro de 2011

II Fórum Municipal de Educação Contextualizada


A Secretaria Municipal de Educação do município de Mairi realizou na última quinta-feira, dia 13 de outubro, o II Fórum Municipal de Educação Contextualizada. O evento foi realizado no Centro Cultural Lítero Recreativo 7 de Setembro, das 08h00min da manhã às 17h00min. 




A Assessora Pedagógica do MOC – Movimento de Organização Comunitária a Srª. Zhara Leite ministrou a palestra destacando a importância de um currículo escolar voltado para a realidade do aluno, e a importância da metodologia CAT - Conhecer, Analisar e Transformar a realidade do campo é um trabalho iniciado em 1994 na busca da melhoria da qualidade do ensino, através da formação de professores das escolas municipais do campo e da definição de políticas públicas educacionais para a zona rural, relatou também do Projeto Baú de Leitura, que tem como desafio incentivar a prática da leitura crítica e prazerosa entre crianças e adolescentes.


A Coordenadora das Escolas do Campo de Mairi a Srª. Eloína Reis Filha mencionou que a metodologia CAT no município é uma experiência fantástica e encantadora, e que atua dentro de uma proposta que valoriza o homem e a mulher do campo, sua cultura e seu trabalho, trazendo estes elementos como base da prática pedagógica dos professores em sala de aula e produz conhecimentos que contribuem para transformação da realidade da sociedade onde está inserido.


Para a Secretária de Educação do município a Srª. Vanúsia Maria Cedraz Carneiro Sena, a metodologia CAT é contagiante e pediu aos educadores que abraçassem esta idéia, que com certeza ficarão felizes com o retorno. Disse ainda, que o município de Mairi começou a trabalhar a metodologia em 2007, na época o município era apenas assistente e contava com três baús de leitura, com acervos de livros literários nas escolas de campo. Hoje, com o objetivo de levar este cantinho de leitura e atender a todas as escolas o município confeccionou outros baús de leitura com material próprio.

O município de Mairi conta atualmente com 20 escolas na Zona Rural, que trabalham 26 profissionais. No povoado de Alagoinhas tem 05 profissionais e em Bonsucesso são 06. As escolas do campo que trabalham com esta metodologia é um sucesso. De 2007 para 2011 muitas conquistas foram alcançadas no município, a exemplo: O município deixou de ser apenas participante/assistente e passou a integrar e ser beneficiado com projetos; O baú de leitura que tem um custo aproximado de R$ 1.200,00 (Um mil e duzentos reais) com o ganho, o município não investe com recursos próprios; e a maior conquista é a formação continuada dos profissionais da educação, que contribuem bastante para o ensino aprendizagem.

O projeto é desenvolvido pelo Movimento de Organização Comunitária (MOC) em parceria com a Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), as entidades da sociedade civil e as prefeituras de vinte e dois municípios, do semi-árido.

O dia foi marcado por belas apresentações:
Escola Francisco Reis – Teobaldo: Menina Bonita do Laço de Fita; Roda de Letrinhas; e Festa no Céu.

Escola Francisco Reis

Escola Pedro Celestino: Música Terra Planeta Água de Guilherme Arantes; 
Jogral sobre uma alimentação saudável (Salada de Clarícia).

Escola Castro Alves – Uruçú: Fizeram uma apresentação sobre o Bullyng na escola.


Escola Alegria do Saber - Faz. Baixa Funda



Nos trabalhos de grupo, foram construídas propostas para o Fórum Territorial a ser realizado nos dias 27, 28 e 29 de outubro em Mairi, que receberá representantes das 14 cidades do Território de Identidade da Bacia do Jacuípe.

Organização: Secretaria Municipal da Educação
Departamento de Educação do Campo
Apoio: Prefeitura Municipal de Mairi

Nenhum comentário:

Postar um comentário