Quase todas as classes tem um palhaço –
aquele aluno que sempre faz ou diz algo que chama a atenção para si mesmo.
Determinado a ser o centro das atenções, ele persiste com suas piadas ou
respostas inteligentes até que finalmente recebe a atenção que deseja. Em
situações extremas, o seu comportamento acaba incentivando outros alunos a
seguir seu exemplo e se envolverem em brincadeiras.
Considere aplicar as conseqüências. Se o problema persistir, dar ao
estudante um aviso e, em seguida, fornecer uma conseqüência. Algumas medidas
disciplinares possíveis incluem perder parte do intervalo , perder um
privilégio ou desenvolver algum serviço voluntário dentro da Escola, tudo
previamente definido com Coordenação/Direção e notifcado aos Pais e Alunos no
início do ano
Embora outras crianças pensem que o
palhaço da turma é engraçado – e sua reação a ele muitas vezes reforça o seu
comportamento – o professor raramente vê esta situação como uma coisa
engraçada. Isso porque as palhaçadas muitas vezes interrompem a aula e interferem
com as lições. O palhaço da turma é perito em chamar a atenção dos outros
alunos impedindo a concentração nas atividades escolares. No processo, ele
muitas vezes não consegue fazer as suas próprias tarefas pois utiliza o tempo
para divertir a turma.
Repreensões muitas vezes têm pouco
impacto sobre o palhaço da turma. Com efeito, ele pode até desfrutar da
atenção, mesmo que seja sob a forma de um comentário negativo. Embora possa ser
possível ignorar algumas de suas travessuras menos perturbadoras, o Professor
precisará ser mais ágil e estar atento quando observar que os gracejos do
palhaço está desviando a atenção dos outros alunos.
O QUE VOCÊ PODE FAZER
Ter uma conversa cara-a-cara com o
aluno. Levar o aluno de lado e perguntar por que ele está agindo desta forma.
Faça isso de uma maneira calma, emocionalmente neutra – sem raiva ou sarcasmo –
para que ele sinta-se confortável falando com você. Deixe os comentários dele
orientar a sua resposta, o que pode incluir um simples apelo, da sua parte,
para que ele coopere com você, ajudando o aluno a entender que seu comportamento
interfere com o andamento da sala de aula e com o aprendizado dos alunos.
Deixe-o saber que há um tempo e lugar para palhaçadas e suas aulas não são nem
o tempo nem o lugar.
Desenvolver um sinal não-verbal para
alertar o aluno quando o seu comportamento cruzar a linha do aceitável. O aluno
pode precisar de sua orientação – talvez um sinal não-verbal simples – para
desenvolver o autocontrole e aprender quando parar. Fale com ele em particular
e decida sobre um sinal que será dado quando você observar que ele vai
aprontar. Algumas possibilidades incluem uma pausa enquanto estiver falando,
levantar as sobrancelhas, menear a cabeça. Talvez, ainda, seja necessário dizer
o nome dele para chamar sua atenção antes de sinalizar a ele, entretanto não
pare a aula para a repreendê-lo. A idéia é fornecer um lembrete sem interromper
o fluxo de sua lição.
Afaste o público do palhaço – O palhaço
da turma, sentir-se-á muito seguro se tiver outros alunos dando-lhe atenção.
Você pode reduzir o impacto das palhaçadas se conversar e conscientizar a turma
das consequências que essas interrupções estão acarretando para o aprendizado
deles. Encontre um momento em que o aluno esteja fora da sala e converse
brevemente com a turma, pedindo-lhes a cooperação para não corresponderem às
brincadeiras, gracejos e palhaçadas. Se os alunos cooperam, certifique-se de
fazer o mesmo e seguir em frente com as lições e atividades do dia.
Fique perto do aluno. Se você já
observa que o aluno que faz as palhaçadas está fazendo mençao de levantar-se
para fazer algo, procure deslocoar-se em sua direção. Não pare sua aula, se
estiver explicando algo, continue, porém, dirija-se até o aluno mantendo
contato visual com ele por um minuto ou dois. Sua presença, provavelmente, será
suficiente para acalmá-lo e dissuadí-lo. Em geral, deslocar-se de forma
imprevisível é uma excelente tática para ser utilizada durante as aulas.
Proporcione ao aluno atenção positiva.
Se você concluir que o comportamento do aluno que faz as palhaçadas é destinado
a obter a sua atenção ou dos colegas, procure oportunidades para prestar
atenção quando ele exibe um comportamento positivo ou apresenta bom desempenho
em suas tarefas. Assim, você encontra outras maneiras de destacar suas
realizações para a turma, focando a atenção para comportamentos positivos, isso
pode contribuir para que o aluno fique menos compelido a utilizar de táticas
inadequadas para chamar a atenção de forma incorreta.
Identificar os momentos das palhaçadas.
Observe as circunstâncias do comportamento dos alunos. Preste atenção ao que
acontece antes e depois dos incidentes, quando estes geralmente ocorrem, e onde
os alunos estão. Você pode observar que suas travessuras são piores em
determinados momentos do dia – durante uma aula em particular, no dia que
antecede as provas, ou nos períodos de apresentação de seminários, por exemplo.
Reconhecer quando esse aluno está fazendo as palhaçadas pode levar você a
entender por que ele está fazendo isso. Ele poderia estar atuando porque acha
que as atividades são chatas, tediosas ou ainda difíceis.Ele pode sentir-se
confuso sobre o que fazer, ou porque tem dificuldade de se concentrar por um
período de tempo. Identificar a razão para esse comportamento poderia sugerir a
necessidade de ajustar o nível de desafio das atividades, a duração ou o modo
de apresentar as lições.
Palco Dirigido – As palhaçadas só são
negativas quando atrapalham a aula e provocam situações de indisciplina e
desordem, e isso ocorre quando o aluno palhaço está no controle. Porém há uma
outra maneira do Professor assumir esta posição: assumindo o controle de quando
ocorrerão os momentos de “ palco” , ou seja, aqueles momentos onde serão
permitidos mais livremente, as brincadeiras e colocações humorísticas. Para
isso o Professor deve selecionar atividades em que os alunos, e neste caso,
todos os alunos, terão o seu momento de exibição e expressão e isso é possível
em qualquer disciplina e com qualquer conteúdo.
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