quinta-feira, 24 de maio de 2012

Saúde nas Escolas de Mairi

A Prefeitura Municipal de Mairi, através das Secretarias de Educação e Saúde, realizou entre os dias 17/03 a 05/03/2012, ações voltadas à área da saúde nas escolas de Mairi. As ações fazem parte da parceria firmada entre o Município e o Programa Saúde na Escola do Governo Federal.

Com o objetivo de conjugar esforços visando à prevenção, promoção e atenção à saúde dos escolares, o programa também articula de forma intersetorial as redes de saúde e de educação, desenvolvendo algumas atividades como:
  • Realização de avaliação antropométrica (peso e altura);
  • Verificação da carteira de vacinação dos escolares, vacinando quando necessário;
  • Aferição da pressão arterial e identificação dos escolares com HAS (pressão alta);
  • Avaliação clínica para identificar sinais de agravos de saúde negligenciados (ex: hanseníase); 
  • Avaliação do estado nutricional e de hábitos alimentares dos escolares;
  • Avaliação do estado de saúde bucal dos escolares;
  • Realização de atividades educativas sobre a promoção da alimentação e modos de vida saudáveis com a comunidade escolar, considerando os alimentos regionais;
  • Realização de atividades abordando as temáticas da saúde sexual, saúde reprodutiva e prevenção das DST/AIDS e Hepatites Virais no cotidiano da escola, dentre outras.


Durante a realização do evento, 06 (seis) escolas da rede pública municipal, e 01 (uma) estadual, localizadas na sede, distritos e povoados foram contempladas com a doação de balanças eletrônicas portáteis, estadiômetro fixo, macromodelo odontológico. Segundo dados obtidos pela Secretaria Municipal de Educação, essa interação agiu diretamente na mudança de hábitos dos alunos, uma vez que a palestra realizada pelo Professor e Delegado Josenildo Zennon de Almeida, que teve como tema “os riscos e danos do uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas no cotidiano da escola” mudou para melhor, e, de maneira assustadora o comportamento de alguns alunos.

Para a Secretária Municipal de Saúde, Rachel Peixoto Assumpção, o Programa Saúde na Escola teve uma excelente aceitação, até o final de abril, mais 20 (vinte) escolas da rede municipal, estadual e privada serão incluídas, dando continuidade na avaliação dos escolares. A Semana Saúde na Escola é apenas o marco inicial do Programa, conhecido como PSE, que vai continuar a desenvolver as ações de avaliação durante todo o ano de 2012. Ainda segundo ela, esta é apenas uma das várias ações que estão sendo desenvolvidas pela Gestão Municipal da Saúde de Mairi.

Fonte: Prefeitura Municipal de Mairi - BA.




Nenhum comentário:

Postar um comentário