quinta-feira, 24 de maio de 2012

Jornada Pedagógica 2012


A pergunta aponta caminhos. Toda vez que a gente pergunta  inconscientemente, a gente já sabe a resposta. Só quer conferi-la com o outro... Aprender através dos sentidos. Os sentidos nutrem! Por meio dos sentidos suspeitamos o mundo!
                                                                                         Bartolomeu de Queiroz

Realizada no dia 14 de fevereiro de 2012, pela Secretaria Municipal da  Educação em parceria com a  Prefeitura Municipal, a  abertura da Jornada Pedagógica do município de Mairi/BA abordou o tema: “Escola X profissionais da Educação: como lidar com os desafios contemporâneos”. 
A abertura do evento foi feita pela secretária da educação Vanúsia Maria Cedraz Carneiro Sena que lembrou a todos os (a) presentes, “a educação é um processo amplo de socialização ao qual o ser humano é submetido, como agente ativo e passivo da ação pedagógica, desde que passa a existir no mundo”.


Por isso, podemos afirmar que compartilhamos com Saviani (2008), da premissa que a educação é um processo de mediação no seio da prática social global, com o objetivo precípuo de promover a humanização do ser humano, tanto nos aspectos cognitivos, sociais, culturais e simbólicos, forjando, assim, sua “segunda natureza”.
No entanto, a educação se desenvolve como prática social dentro e fora da escola, na medida  em que se constitui como atividade mediadora da prática social global, entretanto, é no espaço escolar que a educação deve ser concebida como prática pedagógica sistemática, no sentido de reproduzir, de  forma intencional a humanidade comum a todos os seres humanos, através da socialização da cultura, seja ela como prática produtiva, prática social ou prática simbolizadora.
  Portanto, consideramos como fundamental para que haja êxito nessa dimensão do processo pedagógico que se realiza no espaço da escola a formação e auto-formação permanente do (a)  educador (a) e o planejamento sistemático e intencional da intervenção pedagógica.
Nesse sentido, entendemos o momento de uma Jornada Pedagógica, tendo em vista uma perspectiva dialética da educação e da prática pedagógica, como um momento de realização de ambos os aspectos, que, no entanto, não se esgotam no período espaço-temporal no qual se realiza a Jornada, mas levanta questionamentos, aponta perspectivas e demarca concepções que poderão, a partir de uma  reflexão mais profunda acerca da prática pedagógica, desencadear um novo direcionamento da ação  educativa.
O evento reuniu cerca de 250 pessoas, entre elas: educadores (a), gestores (a), secretários (a) e convidados (a).
Este ano, a Jornada contou com a presença dos palestrantes o fisioterapeuta Rogério Gomes Queiroz que refletiu sobre “Saúde Laboral do (a) Trabalhador (a)” da educação, enfatizando que proporcionar aos/a funcionários (a) um ambiente qualificado e sadio para a realização de suas tarefas, o (a) profissional estará mais motivado (a) a produzir. Além disso, contou também com a participação do pastor Ermilton Gonçalves Barros estudante de psicanálise que em uma bela explanação sobre as relações interpessoais, lidar com pessoas é uma questão de jeito.  “O dialogo é algo que precisa ser ressignificado, pois vivemos a era do desafio, da reciprocidade e do encantamento com o outro, sendo que o diálogo é a base para a resolução de problemas nos diversos âmbitos da vida…” afirma o palestrante.


Entre as autoridades municipais presentes no início da Jornada Pedagógica, estava a secretaria de Assistência Social a Srª Normeide Alves Ferreira Carneiro, o vereador José Allan Oliveira Almeida, e a diretora do Departamento de Cultura a Srª Elineuza Maria Gomes.
Enfim, na fala de umas das professoras presente no evento “no geral, a jornada foi muito proveitosa, mas poderia ter sido melhor  aproveitada por colegas que nem sempre participam como  deveria”.







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